Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

 Divulgação / Tarsilinha
Divulgação / Tarsilinha

Em celebração aos 471 anos de São Paulo, a TV Cultura apresenta uma programação em homenagem à cidade nos dias 24 e 25 de janeiro. Entre as atrações há o longa Tarsilinha, o espetáculo São Paulo, Meu Amor e o musical A Primeira Latitude, que traz imagens da metrópole e sua gente.

Nesta sexta-feira (24), às 23h, vai ao ar a peça "São Paulo, Meu Amor". Gravada no Theatro Municipal de São Paulo e dirigido por Hugo Possolo, um dos fundadores do grupo Parlapatões, a montagem conta com 200 artistas que interpretam personagens caracteristicamente paulistanos vistos por um olhar circense.

Leia mais: Carreira musical, machismo e mais: confira os destaques do Roda Viva com Roberta Miranda

Dentro do elenco, há destaque para o Circo dos Sonhos, a Cia Gravitá e Circo Zanni. Também participam do espetáculo João Artigos, fundador do Teatro de Anônimo do Rio de Janeiro, a atriz e diretora Bete Dorgam e Márcia Dailyn, a primeira bailarina trans do Municipal e atriz do Satyros.

Em seguida, à 01h15, será exibida a série O Poeta e a Cidade. Dirigida pelo cineasta Roberto Santos, com narração de Sergio Viotti, a produção apresenta a cidade de São Paulo através de uma seleção de poemas, revelando suas múltiplas facetas poéticas.

No sábado (25), às 11h, a Cultura apresenta Água para Todos: São Paulo Sustentável. O documentário faz uma abordagem sobre a qualidade da água na região metropolitana e no estado de São Paulo, destacando desafios e soluções para garantir o abastecimento público de qualidade em uma crescente demanda e contaminação de corpos hídricos.

Às 11h30, o público acompanha o filme Tarsilinha, inspirado na obra de Tarsila do Amaral, com direção de Celia Catunda e Kiko Mistrorigo. A animação conta a história de uma menina de 8 anos que embarca numa jornada incrível para recuperar as memórias roubadas de sua mãe. Ela entra em um mundo fantástico, povoado por estranhos seres, onde precisará buscar aliados e enfrentar inimigos. Superada a crise e o susto iniciais, a guerreira em Tarsilinha desperta e as habilidades para se adaptar e usar seu julgamento vêm à tona.

À noite, a partir das 22h30, vai ao ar o Especial São Paulo: A Primeira Latitude. O programa traz imagens da cidade, de sua gente, de seus trabalhadores, à noite, de dia, vista de cima e de todas as formas e cores. Crônicas de Ricardo Soares servem de introdução para os musicais apresentados por Gastão Moreira, com artistas como Itamar Assumpção, Eduardo Gudin e Língua de Trapo.