Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pixabay
Pixabay

Duas mortes por febre amarela foram confirmadas no estado de São Paulo em 2025. Apenas neste mês, seis casos foram registrados.

As infecções foram nas cidades de Socorro, Tuiuti e Joanópolis. Em 2024, apenas um óbito ocorreu durante todo o ano. A informação é da CNN.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por sua vez, afirma que intensificou as ações de vigilância em saúde e vacinação nas regiões afetadas, visando ampliar a proteção da população, além de ressaltar a importância da vacinação como principal forma de prevenção.

Leia também: Incêndio atinge mercado no bairro da Sé, no centro de São Paulo

A febre amarela é uma doença viral aguda transmitida pela picada de mosquitos silvestres, como Haemagogus e Sabethes. Os sintomas iniciais incluem:

Febre súbita;

Calafrios;

Dor de cabeça intensa;

Dores nas costas e no corpo;

Náuseas;

Vômitos;

Fadiga;

Fraqueza.

Desde 2020, o Ministério da Saúde atualizou a recomendação de vacinação da seguinte forma:

Para crianças menores de cinco anos são duas doses, sendo a primeira aos nove meses e a segunda aos quatro anos. Para pessoas a partir dos cinco anos, é aplicada de forma única.

Leia também: IR: Receita Federal paga lote da malha fina de janeiro nesta sexta-feira (24)

Confira a nota completa da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo:

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que, neste ano, até esta quinta-feira (23), foram confirmados seis casos em humanos por febre amarela, e destes, dois óbitos. Três foram em Socorro, um em Tuiuti e um em Joanópolis, respectivamente, e o último, o local provável de infecção ainda está em investigação.

A vacina contra a febre amarela integra o calendário de vacinação e está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Estado. A conscientização da população sobre a importância da imunização de rotina é uma medida essencial para prevenir casos graves e proteger a saúde.

Desde 2020, o Ministério da Saúde (MS) atualizou a recomendação de vacinação contra doença da seguinte forma:

* Para crianças menores de 5 anos de idade são duas doses, a primeira aos 9 meses e a segunda aos 4 anos.

* Para crianças a partir dos 5 anos, a vacina é dose única.

A SES ressalta que as ações de vigilância em saúde e vacinação nas regiões foram intensificadas, reforçando a importância e conscientizando sobre a imunização de rotina, não apenas em momento epidêmico, para evitar casos mais graves.

No ano passado, foram registrados dois casos humanos de febre amarela no estado de São Paulo: um autóctone e outro importado, que resultou em óbito.