Os novos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal serão definidos neste sábado (1°). As votações serão secretas, seguindo regras da Constituição e internas de cada Casa.
A primeira votação acontece no Senado. A partir das 10h, os senadores escolhem o novo comando da Casa. Já a Câmara vai definir o nome do novo presidente em uma sessão marcada para às 16h.
Leia mais: Receita Federal alerta sobre novo 'golpe do CPF': ; saiba como se proteger
Os vencedores comandarão a Câmara e o Senado entre 2025 e 2027.
O favorito para presidir o Senado é Davi Alcolumbre (União-AP), que é responsável por comandar a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mais importante da Casa. Ele tem o apoio de Rodrigo Pacheco (PSD-MG), atual presidente da Casa.
Outros senadores também anunciaram candidaturas avulsas: Eduardo Girão (CE); Marcos Pontes (PL-SP); Marcos do Val (ES) e Soraya Thronicke (MS).
Além do presidente, a Casa também os demais integrantes da Mesa Diretora: os dois vice-presidentes, os quatro secretários e os quatro suplentes.
Disputa na Câmara
O deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) é o favorito. O parlamentar possui o apoio de quase todos os partidos.
Os deputados também vão escolher: dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes. A votação é secreta. Para serem eleitos em primeiro turno de votação, os candidatos precisam receber 257 votos (maioria absoluta).
REDES SOCIAIS