Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ TV Cultura
Reprodução/ TV Cultura

O governo de Pernambuco anunciou, na noite deste sábado (1º), a proibição da presença de torcedores de Sport e Santa Cruz nos próximos cinco jogos das equipes.

A medida foi publicada em uma portaria da edição extra do Diário Oficial e vale para jogos de qualquer campeonato envolvendo algum dos dois times.

A decisão foi tomada após diversos episódios de violência entre as torcidas em Recife e na região metropolitana na tarde deste sábado (1°). Segundo a Secretaria de Defesa Social, 12 pessoas ficaram feridas e outras 14 pessoas foram presas.

Leia mais: Donald Trump volta a defender a anexação do Canadá

"A gente precisa ter o controle de quem compra o ingresso, ter a biometria, que é uma exigência de lei. [...] A decisão de suspender a presença de torcedores nos próximos jogos é para que a gente efetivamente faça o contato com a federação e os clubes para que as medidas sejam implementadas", disse o secretário de Defesa Social, Alessandro de Carvalho.

A proibição foi tomada pela governadora do estado, Raquel Lyra (PSDB), o procurador-geral de Justiça do estado, José Paulo Xavier e o desembargador Mauro Alencar, do Tribunal de Justiça de Pernambuco.

Segundo Raquel Lyra, as medidas são necessárias "para que se possa seguir um protocolo de cumprimento de cadastramento, reconhecimento facial e identificação dos torcedores que frequentam os estádios". "Não dá mais para tolerar que casos como esse possam acontecer no estado", declarou.

Pronunciamento dos clubes

Em uma rede social, o Sport lamentou os atos de violência, mas discordou da solução do governo do Estado.

“O clube discorda veementemente da "solução" apresentada pelo Governo do Estado, que proíbe a presença da torcida do Sport nos próximos cinco jogos na Ilha do Retiro”.

“A medida tomada penaliza apenas os verdadeiros torcedores, enquanto os responsáveis pelos atos criminosos seguem impunes, além de prejudicar uma cadeia do futebol, onde tantas famílias dependem da realização dos jogos para ter sua renda familiar, crescendo ainda mais a vulnerabilidade Social”.

O Santa Cruz também lamentou os episódios de violência. ”O Santa Cruz vem a público condenar todos os atos violentos envolvendo torcedores nas ruas do Recife, neste sábado, e se coloca à disposição das autoridades e demais clubes para encontrar soluções e banir de vez à violência do futebol em Pernambuco”.