A Defesa Civil renovou o alerta para fortes chuvas em todo o estado de São Paulo nos próximos dias, com acumulados expressivos previstos até quarta-feira (5).
As regiões mais afetadas incluem o Vale do Ribeira, Itapeva, Bauru, Araraquara, Presidente Prudente, Marília, a capital e a região metropolitana, além da Baixada Santista, Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte, Campinas, Sorocaba, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Araçatuba.
Devido ao alto volume de chuvas registrado nos últimos dias, a atenção está redobrada para os municípios da faixa leste paulista. O gabinete de crise também se mantém funcionando presencialmente, das 14h às 22h, até quarta-feira (5).
O monitoramento segue em tempo real e novas orientações poderão ser divulgadas conforme a evolução do cenário. Em caso de emergências, ligue 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros).
Segundo o balanço da Defesa Civil, 18 pessoas já morreram em razão das chuvas de verão registradas desde o mês de dezembro. Apenas nos primeiros dois dias de fevereiro, a capital acumulou 48,9 mm de chuva — o que corresponde a 22,5% da média histórica esperada, que é de 217,8 mm. Os dados são do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE).
Confira recomendações:
Evite transitar por locais alagados;
Fique atento a qualquer movimentação de solo, rachaduras ou inclinação de árvores e postes;
Moradores de áreas de risco devem buscar abrigo em locais seguros ao menor sinal de deslizamentos ou enchentes;
Acompanhe a previsão do tempo e atualizações pelos canais oficiais da Defesa Civil.
Leia também: Prefeito de BH ficará afastado por mais 15 dias, diz boletim
REDES SOCIAIS