Argentina anuncia saída da Organização Mundial da Saúde
País segue os mesmos passos dos Estados Unidos
05/02/2025 12h09
A Argentina anunciou a saída da Organização Mundial da Saúde (OMS). A informação foi confirmada nesta quarta-feira (5) pelo porta-voz da presidência Manuel Adorni.
O país segue os mesmos passos dos Estados Unidos. Nos últimos dias, o presidente Donald Trump assinou uma ordem executiva no dia da posse determinando a retirada do país da OMS.
De acordo com o porta-voz, o presidente argentino, Javier Milei, instruiu o ministro das Relações Exteriores, Gerardo Werthein, a retirar a participação da Argentina na OMS por conta de “diferenças sobre a gestão sanitária” principalmente durante a pandemia da Covid-19.
“A decisão [da retirada da Argentina da OMS] se baseia em profundas divergências sobre a gestão da saúde, especialmente durante a pandemia, que, junto com Alberto Fernández, nos levou ao confinamento e à falta de independência”, disse.
Segundo o porta-voz, o país não vai permitir uma “intervenção” na saúde da Argentina.
“Não vamos permitir que um organismo internacional intervenha na nossa saúde. Não recebemos financiamento da OMS para gestão, então essa medida não representa perda de recursos nem impacta a qualidade dos serviços”, completou.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) é uma agência da Organização das Nações Unidas (ONU).
REDES SOCIAIS