Aos 88 anos, o Papa Francisco enfrentou “dificuldades respiratórias” neste domingo (9), durante a Santa Missa do Jubileu das Forças Armadas, Polícia e Segurança.
Com bronquite, ele precisou delegar a leitura de um discurso para um assessor: “Peço um pouco de desculpas e peço para que outro sacerdote continue lendo por causa das minhas dificuldades respiratórias”.
Depois, o chefe da Igreja Católica retomou a fala, para realizar uma oração mais curta do Angelus, quando orou pela paz em diversas zonas de conflito ao redor do mundo.
Na última quarta-feira (5), Francisco também pediu para que um assistente lesse seu catecismo, devido a um "resfriado forte" que dificultava sua "fala".
Vale lembrar que o pontífice teve parte de um de seus pulmões removido quando era jovem, e em 2023, foi hospitalizado por três noites com bronquite, se recuperando após o uso de antibióticos.
O argentino, que assumiu o cargo em 2013, sofreu vários problemas de saúde nos últimos anos, o que o levou a adiar passeios ou descansar por alguns dias por causa de dores no joelho e quadril. Há três semanas, inclusive, teve que imobilizar o braço após uma queda.
Leia também: Roda Viva desta segunda-feira (10) recebe o ministro da Defesa José Múcio Monteiro
REDES SOCIAIS