O Roda Viva desta segunda-feira (10) recebe José Múcio Monteiro, Ministro da Defesa.
Durante a entrevista, o ministro defende que o semipresidencialismo seria uma boa alternativa para o Brasil.
“Eu, orientado pelo saudoso Marcos Maciel, ajudei na campanha pelo presidencialismo. Fiz um trabalho enorme e hoje eu me arrependo profundamente. A gente fica sempre com essa preocupação de: ‘troca presidente, troca presidente…’, acho que a gente precisava da serenidade de um gestor. Por exemplo, Margaret Thatcher foi primeira-ministra de quantos governos (...) acho que o parlamentarismo seria uma boa experiência para o Brasil”, afirma.
Apesar de defender o modelo, Múcio garantiu que uma proposta do tipo não teria aderência na sociedade brasileira. “Não passa”, diz.
Ainda de acordo com o ministro, nos últimos anos, os poderes no Brasil estiveram desequilibrados.
“Com a questão das emendas impositivas, você ficou com um legislativo com muito poder e menos responsabilidade. E você ficou com um executivo com responsabilidade de mais e poder de menos. O judiciário ficou convivendo nesse vácuo da ausência dos dois nas horas mais complicadas de desacerto de relação”, expõe.
Participam da bancada de entrevistadores Geralda Doca, repórter do jornal O Globo; Cézar Feitoza, repórter do jornal Folha de S.Paulo; Raquel Landim, colunista do UOL; Monica Gugliano, colunista do Estadão; e César Felício, repórter especial e colunista do Valor Econômico.
Assista ao programa na íntegra:
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa inédito vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais YouTube, Tik Tok, X e Facebook.
REDES SOCIAIS