Estado de São Paulo registra primeira morte por chikungunya em 2025
Vírus é transmitido pelo Aedes aegypti, mesmo mosquito responsável pela transmissão da dengue
12/02/2025 19h08
O estado de São Paulo registrou a primeira morte causada por chikungunya em 2025. O caso ocorreu em Tupã, município localizado a 436 km da capital, segundo informações da Agência Brasil.
De acordo com a prefeitura, a vítima era um homem de 60 anos com diabetes em estado avançado. Ele apresentou os sintomas da doença no dia 1º de janeiro, precisou ser internado dois dias depois, mas não resistiu e faleceu no dia 11 do mesmo mês.
Leia mais: Cidade de São Paulo confirma primeira morte por dengue em 2025
Conforme o painel de arboviroses da Secretaria de Saúde de São Paulo, a cidade já registrou 1.283 casos prováveis de chikungunya, dos quais 613 foram confirmados, enquanto outros 670 seguem em investigação.
No estado, há 3.523 casos prováveis da doença, com 1.064 confirmações e 2.549 registros ainda em análise. Segundo o Ministério da Saúde, a chikungunya pode evoluir em três fases: fase febril: dura de 5 a 14 dias; fase pós-aguda: pode durar de 15 a 90 dias; fase crônica: ocorre quando os sintomas persistem por mais de três meses.
Leia mais: Saúde de SP amplia serviços no Poupatempo e facilita emissão de documentos
O diagnóstico de chikungunya deve ser feito por um médico. Todos os exames laboratoriais para acompanhamento do quadro clínico, bem como os testes diagnósticos (sorológicos e moleculares), estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).
Leia mais: Embaixador saudita diz que Copa do Mundo de 2034 não terá bebida alcóolica
Quais são os sintomas da chikungunya?
A população deve ficar atenta aos principais sintomas da doença e, caso apresente algum deles, procurar atendimento médico. Os sintomas incluem:
- Febre;
- Dores intensas nas articulações;
- Dor nas costas;
- Dores musculares;
- Manchas vermelhas pelo corpo;
- Dor de cabeça;
- Dor atrás dos olhos;
- Náuseas e vômitos;
- Dor de garganta;
- Calafrios.
REDES SOCIAIS