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As vendas no varejo brasileiro recuaram 0,1% em dezembro na comparação com o mês anterior. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) e foram divulgados nesta quinta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Apesar da queda no último mês do ano, as vendas no comércio varejista fecharam 2024 com uma alta de 4,7%, o maior crescimento desde 2012.

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No comércio varejista ampliado, que inclui, além do varejo, as atividades de Veículos, motos, partes e peças, Material de construção e Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo, o número de vendas caiu 1,1% em dezembro em comparação com o mês anterior.

O grupo fechou o ano de 2024 com uma alta de 4,1%, a maior desde 2021, quando havia registrado 4,5%.

Oito das onze atividades pesquisadas encerram o ano no campo positivo: Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (14,2%), Veículos e motos, partes e peças (11,7%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (7,1%), Material de construção (4,7%), Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (4,6%), Móveis e eletrodomésticos (4,2%), Tecidos, vestuário e calçados (2,8%) e Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (0,7%).

A pesquisa mostra ainda que três atividades terminaram o ano em queda: Combustíveis e lubrificantes (-1,5%), Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo (-7,1%) e Livros, jornais, revistas e papelaria (-7,7%).