A Justiça de São Paulo mandou a deputada federal Carla Zambelli (PL - SP) remover das redes sociais conteúdos com referência à jornalista e apresentadora do programa Roda Viva, Vera Magalhães.
A decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo afirma que a parlamentar disseminou informações falsas e ofensivas sobre a jornalista.
Em 2022, Zambelli compartilhou declarações do então presidente Jair Bolsonaro (PL) dizendo que Vera era uma vergonha para o jornalismo e que tinha "paixão por ele". A deputada ainda acusou a apresentadora do Roda Viva de sexismo e machismo, citando um episódio em que Vera comentou uma declaração da ex-ministra Damares Alves, que disse ter sofrido abuso sexual.
Leia também: Saúde de SP recomenda vacinação contra febre amarela antes do Carnaval
Na ação, a deputada disse possuir imunidade parlamentar e que não houve ato ilícito em razão da liberdade de expressão.
A Justiça acatou a imunidade parlamentar para negar o pedido de danos morais, entendendo que políticos e jornalistas renomados estão sujeitos a críticas, mas sem espaço para informações falsas.
A defesa de Zambelli irá recorrer da decisão, assim como a de Vera Magalhães, porque quer que o tribunal reconheça a reparação por danos morais.
Leia também: Sony anuncia que PS5 ultrapassa a marca de 75 milhões de unidades vendidas
REDES SOCIAIS