Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução | Redes sociais
Reprodução | Redes sociais

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou que abriu um processo administrativo, nesta sexta-feira (14), para investigar o envio equivocado de alertas de terremoto para diversas regiões dos estados do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Minas Gerais.

Os moradores dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro receberam, na madrugada desta sexta (14), um alerta de um possível terremoto. A mensagem alertava para um tremor de magnitude 5,5. A mensagem do Google foi enviada por meio do sistema de alertas de terremoto do Android.

Leia mais: Moradores de SP e RJ recebem alerta de terremoto; Defesa Civil nega

O alerta foi disparado pouco depois das 2h. Segundo a mensagem, o suposto tremor teria epicentro no litoral do estado de São Paulo, próximo a Ubatuba.

A Defesa Civil de São Paulo afirmou que o alerta não partiu do Centro de Gerenciamento. Segundo o órgão, não houve registro de ocorrências pelas equipes das defesas civis municipais.

“Considerando o caso noticiado e o impacto causado na população, a Anatel instaurou um processo administrativo para avaliar a situação em detalhes, a fim de compreender os mecanismos de geração e de disseminação de tais alertas via redes de telecomunicações”, explicou o órgão.

Segundo a Aneel, as notificações de terremoto não foram emitidas pelas prestadoras de telecomunicações ou pelo Sistema Nacional de Defesa Civil por meio da Interface de Divulgação de Alertas Públicos (IDAP).

“Verificada qualquer irregularidade, a Agência adotará as providências adequadas junto à empresa responsável, de modo a impedir novos episódios do evento observado, preservando a eficácia e a credibilidade do Defesa Civil Alerta perante a sociedade”, afirmou a Aneel.