A cidade de São Paulo registrou a maior temperatura do ano nesta segunda-feira (17).
A temperatura, de 34°C, foi registrada no meio da tarde pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na estação meteorológica do Mirante de Santana, na zona norte da cidade.
Leia mais: Cidade do Rio de Janeiro tem dia mais quente do verão nesta segunda (17), com 40,4°C
Antes, a maior temperatura de 2025 havia sido registrada no dia 22 de janeiro, com 33,9ºC.
Em Parelheiros, no extremo sul da capital paulista, os termômetros bateram a marca de 35,9°C, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura de São Paulo.
De acordo com o CGE, a capital paulista passou o dia em estado de alerta para as altas temperaturas.
O forte calor predomina no decorrer da semana. Com isso, existe a previsão de novos recordes de temperatura máxima.
A terça-feira (18) será mais um dia ensolarado e quente. No final da tarde e início da noite, a quantidade de nuvens aumenta e há potencial para chuva em forma de pancadas isoladas com até forte intensidade e curta duração. Há potencial para rajadas de vento, descargas elétricas e formação de alagamentos. Mínima de 23°C na madrugada e máxima de 34°C no meio da tarde.
Na quarta-feira (19), o cenário se repete. Os termômetros oscilam entre a mínima de 22°C ao amanhecer, e a máxima de 34°C no meio da tarde. As chuvas serão isoladas e rápidas entre o fim da tarde e o início da noite.
Nessas situações de calor intenso, a recomendação do CGE é beber água à vontade, não esperar sentir sede para se hidratar, evitar a exposição ao sol forte e evitar exercícios físicos ao ar livre nas horas de maior aquecimento entre 10h e 17hs. Além disso, é imprescindível, o uso de bonés, chapéus, protetor solar, óculos escuros, e umidificadores nos ambientes internos como toalhas molhadas e baldes com água.
REDES SOCIAIS