Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Vatican News
Foto: Vatican News

O Vaticano divulgou na tarde desta terça-feira (18) uma atualização de saúde do papa Francisco. Segundo o comunicado, o pontífice foi diagnosticado com uma pneumonia bilateral.

O Vaticano informa ainda que o papa segue com um quadro clínico considerado “complexo". Pneumonia bilateral é uma infecção que afeta os dois pulmões.

Leia mais: Elon Musk lança nova versão de sua inteligência artificial com 'capacidade de raciocínio potente'

"Exames laboratoriais, radiografias de tórax e as condições clínicas do Santo Padre continuam apresentando um quadro complexo. A infecção polimicrobiana, que surgiu num contexto de bronquiectasia [dilatação permanente dos brônquios] e bronquite asmática, e que exigiu o uso de antibioticoterapia com cortisona, torna o tratamento terapêutico mais complexo", diz o boletim médico.

Apesar do quadro, o comunicado afirma que o papa segue bem-humorado.

“O Papa Francisco está de bom humor. Nesta manhã, ele recebeu a Eucaristia e, durante o dia, alternou o repouso com a oração e a leitura de textos. Ele é grato pela proximidade que sente neste momento e pede, com coração grato, que continuemos a rezar por ele”.

Nesta terça, o Vaticano cancelou toda a agenda de atividades do papa Francisco para o fim de semana.

“Devido ao estado de saúde do Santo Padre, a audiência jubilar de sábado, 22 de fevereiro, está cancelada”, diz a nota. Além disso, ele não poderá presidir a missa de domingo.

Francisco está internado no hospital Gemelli, em Roma, desde o dia 14 de fevereiro. No momento, ele não tem previsão de alta.

O pontífice, que já teve parte de um pulmão removida na juventude, enfrenta problemas respiratórios há mais de uma semana. Inicialmente, relatou um "forte resfriado", que depois foi identificado como bronquite. Antes de ser internado, precisou, inclusive, delegar a leitura de discursos a um assessor em várias ocasiões.

Esta não é a primeira vez que Francisco enfrenta complicações pulmonares. Em 2023, ele foi hospitalizado devido a uma grave pneumonia e só revelou depois que precisou de internação emergencial. Desta vez, insistiu em cumprir compromissos antes de ser levado ao hospital na sexta-feira (14).