Pacientes com câncer de próstata sobrevivem mais na rede privada, aponta estudo
Estudo feito em hospitais de todo o país mostrou que a chance de pacientes com o estado avançado da doença sobreviver é 90% maior em unidades de saúde particulares
24/02/2025 18h17
Um estudo feito em hospitais de todo o país mostrou que a chance de pacientes com câncer de próstata em estágio avançado sobreviver é 90% maior na rede privada do que no Sistema Único de Saúde.
O estudo analisou dados de 582 pacientes com câncer de próstata em estágio avançado tratados em 18 hospitais brasileiros - entre públicos e privados - entre janeiro de 2020 e janeiro de 2022.
Segundo o levantamento realizado por um grupo médico latino-americano de pesquisas oncológicas, os pacientes que possuem plano de saúde têm uma sobrevida maior em relação aos atendidos (102,2 meses contra 73,8 meses) pelo SUS.
Leia também: Ondas de calor: Saúde de SP orienta população sobre cuidados para enfrentar altas temperaturas
A conclusão preocupa já que 75% dos pacientes dependem da saúde pública. O investimento em equipamentos e medicações mais modernas é limitado no SUS. De acordo com o estudo, o desafio está justamente na equidade do tratamento entre as redes privada e pública.
O levantamento revelou ainda que, na rede pública, 63% dos pacientes recebem o diagnóstico quando a doença já está em fase avançada. Em hospitais e clínicas particulares, o percentual cai para 35%.
O câncer de próstata é a segunda causa de morte por câncer em homens no mundo todo e o segundo mais comum entre os brasileiros. O instituto nacional do câncer estima que, só este ano, devem ocorrer 71 mil novos casos da doença.
Leia também: Judiciário pagou quase R$ 7 bilhões em remunerações acima do teto constitucional em 2024
REDES SOCIAIS