Notícias

Pacientes com câncer de próstata sobrevivem mais na rede privada, aponta estudo

Estudo feito em hospitais de todo o país mostrou que a chance de pacientes com o estado avançado da doença sobreviver é 90% maior em unidades de saúde particulares


24/02/2025 18h17

Um estudo feito em hospitais de todo o país mostrou que a chance de pacientes com câncer de próstata em estágio avançado sobreviver é 90% maior na rede privada do que no Sistema Único de Saúde.

O estudo analisou dados de 582 pacientes com câncer de próstata em estágio avançado tratados em 18 hospitais brasileiros - entre públicos e privados - entre janeiro de 2020 e janeiro de 2022.

Segundo o levantamento realizado por um grupo médico latino-americano de pesquisas oncológicas, os pacientes que possuem plano de saúde têm uma sobrevida maior em relação aos atendidos (102,2 meses contra 73,8 meses) pelo SUS.

Leia também: Ondas de calor: Saúde de SP orienta população sobre cuidados para enfrentar altas temperaturas

A conclusão preocupa já que 75% dos pacientes dependem da saúde pública. O investimento em equipamentos e medicações mais modernas é limitado no SUS. De acordo com o estudo, o desafio está justamente na equidade do tratamento entre as redes privada e pública.

O levantamento revelou ainda que, na rede pública, 63% dos pacientes recebem o diagnóstico quando a doença já está em fase avançada. Em hospitais e clínicas particulares, o percentual cai para 35%.

O câncer de próstata é a segunda causa de morte por câncer em homens no mundo todo e o segundo mais comum entre os brasileiros. O instituto nacional do câncer estima que, só este ano, devem ocorrer 71 mil novos casos da doença.

Leia também: Judiciário pagou quase R$ 7 bilhões em remunerações acima do teto constitucional em 2024

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

TV Cultura exibe documentário sobre a Pré-História no Brasil

Ondas de calor: Saúde de SP orienta população sobre cuidados para enfrentar altas temperaturas

Judiciário pagou quase R$ 7 bilhões em remunerações acima do teto constitucional em 2024

Papa Francisco tem leve melhora, informa Vaticano

Seis militares são expulsos do Exército suspeitos de agredir soldado em quartel no interior de SP