Um fenômeno astronômico raro será visível no Brasil nesta sexta-feira (28): sete planetas do Sistema Solar estarão em conjunção, criando um "desfile planetário" no céu.
Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Mercúrio estarão alinhados, embora apenas Marte, Vênus e Júpiter possam ser vistos a olho nu, com os demais exigindo instrumentos ópticos devido à distância ou brilho fraco.
Leia também: Mais de 50 trabalhadores são soterrados por avalanche no Himalaia indiano
Segundo o astrofísico Ricardo Ogando, do Observatório Nacional, o melhor momento para observar é logo após o pôr do sol, olhando para o oeste, onde Mercúrio e Vênus estarão mais próximos do horizonte.
Marte, Júpiter e Saturno aparecerão mais elevados no céu. Urano e Netuno, devido à sua distância da Terra, precisarão de binóculos ou telescópio para serem identificados.
Ogando explica que o fenômeno, apesar de ser comumente chamado de "alinhamento planetário", é mais precisamente uma "conjunção", já que os planetas não estão realmente alinhados no espaço tridimensional. O termo descreve apenas a aparente proximidade dos planetas quando vistos da Terra. O evento é um convite para observar o céu a olho nu, em um local seguro, longe da poluição luminosa das cidades.
Embora o fenômeno seja raro, a última vez que um alinhamento planetário tão amplo foi visível ocorreu em 2022, com cinco planetas. Astrônomos afirmam que um evento como este só se repetirá em 2040, tornando a observação desta sexta-feira ainda mais especial.
Para uma melhor experiência de visualização, os especialistas recomendam estar em locais com horizonte desobstruído e céu limpo. Aplicativos como Sky Guide ou Solar Walk podem ajudar a localizar os planetas no céu com maior precisão.
Leia mais: Microsoft anuncia que vai encerrar o Skype em maio
REDES SOCIAIS