Terremoto de magnitude 7,7 atinge Mianmar; seis regiões estão em estado de emergência
Tremores também foram sentidos na China e na Tailândia
28/03/2025 10h28

Um terremoto de magnitude 7,7 atingiu Mianmar nesta sexta-feira (28). Em Naypyitaw, 20 mortes foram confirmadas até o momento, segundo a agência de notícias AFP.
Os tremores também foram fortemente sentidos na China e na Tailândia, o que ocasionou a queda de um prédio em construção e deixou ao menos três mortos em Bangkok, além de inúmeros desaparecidos. Equipes de resgate trabalham para retirar mais de 80 pessoas dos escombros.
A junta militar de Mianmar, que comanda o país e que detém o controle sobre rádio, televisão e jornais, declarou estado de emergência em seis regiões – entre elas Sagaing, Mandalai e a capital –, de acordo com a mídia estatal. União Europeia, França e Índia manifestaram disposição para enviar ajuda.
O tremor ocorreu na tarde desta sexta-feira (28), pelo horário local — madrugada pelo horário de Brasília. O epicentro foi localizado a 16 km a noroeste da cidade de Mandalai, na região central.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), os relatos são de "danos significativos", inclusive com o cancelamento de voos da companhia aérea estatal, a Myanmar National Airlines.
A Cruz Vermelha também relata destruições: "A infraestrutura pública foi danificada, incluindo estradas, pontes e prédios públicos. Atualmente, temos preocupações com represas de grande porte. Prevemos que o impacto será grande", expõe Marie Manrique, coordenadora de Programa da Federação Internacional da organização.
Além da magnitude considerada alta, um dos fatores que agravaram a força do terremoto foi a pouca profundidade do epicentro, que ocorreu a 10 km do solo, o que faz com que seja sentido com mais intensidade.
Leia também: Roda Viva recebe o presidente da COP30, André Corrêa do Lago, nesta segunda-feira (31)
REDES SOCIAIS