O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, está 'no caminho certo' em relação às negociações sobre a guerra na Ucrânia. A declaração foi dada pelo político na última agenda na Ásia, neste sábado (29).
“Eu poderia ser radical contra Trump, mas na medida que toma a decisão de discutir a paz entre Rússia e Ucrânia, que o Biden deveria ter tomado, eu sou obrigado a dizer que o Trump está no caminho certo”, expõe.
O republicano, que voltou à Casa Branca neste ano, tem pressionado para que Vladimir Putin, presidente da Rússia, aceite a proposta de cessar-fogo aprovada pela Ucrânia em parceria com o governo americano. Ao todo, o conflito entre os países já se arrasta por três anos.
Leia também: Marcos Vilaça, membro da ABL e ex-ministro e presidente do TCU, morre aos 85 anos
Durante a coletiva de imprensa, Lula ainda defendeu uma mesa de conversa entre o russo e o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, além de afirmar que conversará com ambos.
Ele deve ter uma conversa telefônica com Zelensky na semana que vem e deve ir à Rússia no dia 9 de maio para a comemoração dos 80 anos da vitória da Segunda Guerra Mundial.
No Vietnã, Lula terminou, na manhã deste sábado (29), uma viagem oficial à Ásia em busca de ampliar a presença de produtos brasileiros no continente.
REDES SOCIAIS