Notícias

Fortes chuvas causam alagamentos e paralisação de trens em Santo André

Tempestade causou a interrupção do fornecimento de energia para mais de 100 mil clientes


31/03/2025 18h25

A Defesa Civil emitiu um alerta severo para os moradores do ABC, na Grande São Paulo, devido às fortes chuvas que atingiram a região na tarde desta segunda-feira (31).

O temporal provocou diversas ocorrências na região. O alto volume de água deixou carros submersos, pessoas ilhadas e interrompeu a circulação de trens. As fortes chuvas também causaram o desabamento de uma residência em Mauá, no Jardim Zaira. Não há notícias sobre vítimas, de acordo com informações do Uol.

De acordo com a Defesa Civil, equipes foram acionadas em Mauá, Santo André e São Bernardo do Campo para atuar nas áreas de risco. 

Leia mais: Mamãe Tarifa Zero: Prefeitura de SP lança ônibus gratuito para pais com filhos em creche

A tempestade também causou a interrupção do fornecimento de energia para mais de 100 mil clientes na Grande São Paulo, segundo a última atualização da Enel. Na região, 47.991 residências estão sem luz, sendo Santo André o segundo município mais afetado, com 6,3% da rede em apagão.

A Prefeitura de São Caetano informou que, devido às fortes chuvas, dez pontos ficaram alagados ou com o tráfego comprometido, a maioria nas margens do Ribeirão dos Meninos e do Rio Tamanduateí. “Equipes da Defesa Civil e da Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana) estão nas ruas para prestar os devidos apoios”, disse o órgão.

Nas redes sociais, imagens mostram a ocorrência de granizo, e a estação Santo André da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) já registra alagamentos.

Leia mais: Roda Viva recebe André Corrêa do Lago, presidente da COP30, nesta segunda-feira (31)

Em nota, a CPTM informou que os trens da Linha 10-Turquesa não estão circulando entre as estações Utinga e Brás, além do trecho entre Mauá e Rio Grande da Serra. A interrupção temporária ocorre devido às fortes chuvas.

Ainda nesta segunda-feira, o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) alertou para possíveis alagamentos em toda a cidade.

Imagens do radar meteorológico do CGE da Prefeitura de São Paulo mostram chuva forte, especialmente nas zonas Sul e Leste, atingindo principalmente as subprefeituras de Vila Prudente, São Mateus e Capela do Socorro.

Leia mais: Petrobras anuncia redução de 4,6% no preço do diesel

Há potencial para alagamentos, rajadas de vento e queda de granizo. De acordo com a previsão dos meteorologistas, as próximas horas seguirão com tempo instável, com chuvas isoladas, porém intensas.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fortes chuvas causam alagamentos e paralisação de trens em Santo André

Motorista de BMW perde controle e bate contra estação de trem da Vila Olímpia

Após ficar inelegível, Marine Le Pen diz que Corte quer impedi-la de concorrer à Presidência da França

Carla Zambelli se diz abandonada por Bolsonaro

Mamãe Tarifa Zero: Prefeitura de SP lança ônibus gratuito para pais com filhos em creche