O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (2) que imporá uma tarifa de 25% sobre a importação de veículos estrangeiros. A medida entrará em vigor a partir da meia-noite de quinta-feira (3).
O anúncio ocorreu durante o chamado “Dia da Libertação”, através de uma coletiva de imprensa realizada no jardim da Casa Branca. Segundo Trump, a tarifa será aplicada a veículos como sedãs, SUVs, picapes e vans.
Leia mais: População de Mianmar cava com as mãos para salvar menina de 13 anos presa em escombros
"A partir da meia-noite, imporemos tarifas de 25% sobre todos os automóveis de fabricação estrangeira", disse o presidente.
BREAKING: Pres. Trump has announced a 25% tariff on all foreign-made automobiles that will take effect at midnight. https://t.co/f3zFiOnlAM pic.twitter.com/TMDqVfL93R
— ABC News (@ABC) April 2, 2025
A medida também abrange componentes como motores, transmissões e sistemas elétricos. Empresas que comprovarem a fabricação de determinadas peças nos EUA poderão pagar a tarifa apenas sobre a parcela estrangeira do veículo.
De acordo com o documento oficial, “automóveis e peças automotivas estão sendo importados em quantidades e sob circunstâncias que ameaçam prejudicar a segurança nacional”. A decisão visa fortalecer a indústria nacional.
REDES SOCIAIS