O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), do Governo Federal, reconheceu sumariamente no domingo (6) a situação de emergência em Angra dos Reis e Petrópolis.
As cidades no Rio de Janeiro foram afetadas por chuvas intensas nos últimos dias. Mais de 300 pessoas se encontram desalojadas em Angra dos Reis neste momento.
As chuvas também atingem a região serrana do estado e causaram a interdição total de um trecho da BR-116, a Rio-Teresópolis. Já na BR-040, no km 87, foi necessário a interdição parcial da pista no sentido Rio de Janeiro. Já em Petrópolis, casas foram atingidas pela queda de barreira e interditadas pela Defesa Civil.
Leia também: Caminhão com combustível tomba e explode na BR-101 em Santa Catarina
De acordo com o MIDR, a partir de agora as prefeituras já podem solicitar recursos do Governo Federal para ações, como:
compra de cestas básicas;
água mineral;
refeição para trabalhadores e voluntários;
kits de limpeza de residência;
higiene pessoal e dormitório, entre outros.
As portarias com o reconhecimento foram publicadas em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) e foram assinadas por Wolnei Wolff Rodrigues, secretário da Defesa Civil Nacional.
O secretário se deslocou para o Rio de Janeiro no domingo (6) para coordenar presencialmente os trabalhos junto às defesas civis estadual e municipais. A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil diz estar atuando de forma preventiva e emergencial para minimizar os impactos e proteger a população das cidades fluminenses atingidas pelas fortes chuvas.
Leia também: Trump diz para 'não ser fraco' e 'estúpido' após queda nas bolas de valores
REDES SOCIAIS