O Roda Viva desta segunda-feira (14) recebe o médico, cientista e escritor brasileiro Drauzio Varella.
Durante o programa, o doutor é questionado sobre o cigarro eletrônico, amplamente disseminado entre os jovens e com características diferentes do tabagismo tradicional, e sobre os desafios para lidar com essa nova realidade.
Drauzio explica que o cigarro se tornou uma “praga” devido à grande incidência de publicidades e propagandas realizadas pela indústria, que sempre apresentaram o ato de fumar como algo bonito, elegante e charmoso.
“O cigarro é uma droga que provoca dependência química. Essa droga se chama nicotina e provoca a dependência química mais feroz de todas”, afirma o médico.
Ele continua, e diz que o problema só começou a ser combatido efetivamente nos anos 2000. Com o tempo, a sociedade conseguiu desconstruir a imagem positiva do cigarro — e, então, surgiu o cigarro eletrônico.
“O cigarro eletrônico é um dispositivo para administrar nicotina, só que pior do que o cigarro comum, porque tem doses muito mais altas", explica.
Quais os desafios para lidar com o cigarro eletrônico?
— Roda Viva (@rodaviva) April 15, 2025
Drauzio Varella afirma no #RodaViva que a indústria do tabaco cometeu o maior crime da história do capitalismo universal ao causar dependência química na sociedade. pic.twitter.com/6vmzkDPkxX
O médico ainda ressalta que quem fuma tem grande dificuldade para parar. A abstinência de nicotina provoca crises de ansiedade, e a pessoa fica desesperada para fumar. Além disso, ele destaca que o cigarro causa mau hálito, deixa as roupas com cheiro forte e causa câncer.
Participam da bancada de entrevistadores Bruna Cambraia, jornalista e editora-chefe da Obvious, Cassia Godoy, jornalista e apresentadora da Rádio CBN, Gabriel Zorzetto, repórter de Cultura do jornal O Estado de S.Paulo, Iara Biderman, editora da Quatro Cinco Um, e Naief Haddad, repórter especial da Folha S.Paulo.
Assista ao programa completo:
Com apresentação Vera Magalhães, o Roda Viva vai ao ar na TV Cultura e pode ser assistido no site da emissora, app Cultura Play, além de YouTube, X, Tik Tok e Facebook. Os desenhos em tempo real são de Luciano Veronezi.
REDES SOCIAIS