O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), entregou neste domingo (18) ao papa Leão XIV uma carta para que o pontífice participe da COP30. O evento acontece em novembro, em Belém (PA).
Alckmin representou o Brasil na missa de início do papado de Leão XIV. A carta entregue ao Papa é assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O político beijou a mão do pontífice ao entregar o convite.
Leia mais: Em missa inaugural, Papa Leão XIV critica sistema que marginaliza os pobres
Além do vice-presidente, participaram da missa a vice-primeira-dama, Lu Alckmin, e o embaixador do Brasil no Vaticano, Everton Vieira Vargas.
Geraldo Alckmin ainda presenteou o papa com uma camisa do Santos. “Por seu intermédio, entreguei uma camisa do Santos de presente à Sua Santidade. Afinal, o peixe é um símbolo cristão e um símbolo campeão”, disse em suas redes sociais.
É com grande honra que visito o Vaticano para representar o Presidente @lulaoficial na cerimônia de posse do Papa Leão XIV, amanhã. Hoje, tive a oportunidade de me encontrar com nossos estimados cardeais brasileiros e com o arcebispo Paul Richard Gallagher, que cuida das relações… pic.twitter.com/PtQTca3mSV
— Geraldo Alckmin 🇧🇷 (@geraldoalckmin) May 17, 2025
A celebração também contou com a presença de outras autoridades internacionais. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e o vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, estavam presentes.
O papa Leão XIV celebrou neste domingo (18), na Basílica de São Pedro, a missa que marca oficialmente o início de seu pontificado. A celebração durou cerca de duas horas.
REDES SOCIAIS