O partido do presidente argentino Javier Milei venceu as eleições legislativas na cidade de Buenos Aires no último domingo (18). A capital era governada desde 2007 pelo movimento de centro-direita PRO, que terminou em terceiro lugar, atrás do peronismo (centro-esquerda), segundo o órgão eleitoral.
Com mais de 99% das urnas apuradas, a lista de candidatos de Milei, liderada por seu porta-voz Manuel Adorni, do partido A Liberdade Avança, venceu por 30,1% dos votos, segundo os resultados oficiais.
Ao lado de membros de seu gabinete, Milei celebrou o resultado: “Hoje é um ponto de inflexão para as ideias de liberdade”.
Leia também: STF ouve testemunhas sobre trama golpista envolvendo Bolsonaro e aliados
O favorito em grande parte das pesquisas, Leandro Santoro, aliado ao movimento peronista da ex-presidente Cristina Kirchner, ficou em segundo lugar com 27,4% dos votos.
Em terceiro lugar, com 15,9%, apareceu a lista liderada por Silvia Lospennato, candidata do partido PRO, do ex- presidente Mauricio Macri, e ex-aliado de Milei que agora disputa a liderança do campo de centro-direita.
A eleição renovou metade das 60 cadeiras da legislatura da capital argentina, foi vista como um teste eleitoral importante para o presidente.
“Não foi simplesmente uma eleição local, foi uma eleição entre dois modelos… O modelo da casta política, dos poucos privilegiados, e o modelo da liberdade. E hoje, a liberdade venceu mais uma vez", ressalta Manuel Adorni.
Leia também: Linha 3-Vermelha registra falha e circula com velocidade reduzida nesta segunda (19) em SP
REDES SOCIAIS