Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação

O documentário “SUS: Em Defesa da Saúde Pública” estreia nesta quarta-feira (21), às 22h, na TV Cultura.

Sob direção de Luciano Oreggia e produção executiva de Pedro Saad, explora a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio de relatos reais e análises.

Lançada em 2024 e inédita na TV aberta, a obra mergulha na história e nos desafios de um dos maiores sistemas de saúde pública do mundo. Contrastando questões como infraestrutura, preconceitos e recursos limitados com os avanços em transplantes e vacinação, constroi-se a imagem do SUS como pilar civilizatório que conecta saúde, direitos sociais e dignidade humana.

Leia também: Filipinas e Jordânia suspendem compra de frango do Brasil; veja lista de países com restrições

“O Brasil é o país que mais faz transplante, de uma maneira pública e aberta, no mundo. Aqui, nós realizamos mais de quatro mil transplantes de rim por ano e mais de dois mil transplantes de fígado por ano pelo Sistema Único de Saúde”, diz Andre Ibraihm David, coordenador da Comissão de Transplante de Intestino da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos.

Com uma narrativa pautada em depoimentos de profissionais e beneficiários, também busca mostrar como o sistema se consolidou e permitiu a democratização do acesso à saúde por meio da solidariedade e resistência. “A coisa mais importante foi ter descoberto cedo e ter tido avanços na questão da epidemia, mas isso também não aconteceu de graça, isso foi militância”, conta o jornalista Marco Aurélio, ativista e portador de HIV, que lutou pelo acesso ao tratamento da doença pelo SUS e faz seu acompanhamento pelo sistema.

Atendendo, anualmente, mais de 190 milhões de pessoas, o Sistema Único de Saúde exemplifica a grande importância de políticas públicas, ainda que precise superar uma série de obstáculos diferentes para assegurar o bem-estar da população e adaptar-se às demandas particulares de cada brasileiro.

Leia também: PF: prazo para inscrição em concurso público termina nesta quarta (21); veja como participar