Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O Brasil se prepara para enfrentar a primeira onda de frio de 2025, que começa a partir desta terça-feira (27) e promete ser uma das mais intensas do ano.

A previsão indica quedas bruscas nas temperaturas não só na região Sul, mas também em parte do Sudeste, Centro-Oeste e até no Norte, atingindo estados como Rondônia, Acre e sul do Amazonas, segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e da Climatempo.

Leia também: Banco Central libera solicitação automática para resgate de dinheiro esquecido; saiba mais

O fenômeno será provocado por uma potente massa de ar polar de origem continental, que avança pelo interior da América do Sul, sem perder força no oceano, como normalmente ocorre. Esse comportamento deve potencializar o resfriamento em áreas onde o frio intenso não é comum, inclusive provocando o fenômeno da friagem na Amazônia.

De acordo com os meteorologistas, o frio chega em dois pulsos. O primeiro, entre os dias 27 e 30 de maio, começa impactando o Sul e Mato Grosso do Sul, se espalhando para São Paulo e parte de Mato Grosso. Já o segundo, entre 31 de maio e 1º de junho, reforça o avanço do ar polar sobre o Sudeste e Centro-Oeste.

No Sul do país, os termômetros devem marcar entre -3°C e -7°C, especialmente nas regiões serranas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A previsão inclui possibilidade de geada ampla, algumas com intensidade moderada a forte, e até de neve nas serras gaúchas e catarinenses, se houver formação de um ciclone extratropical no oceano, que traga umidade suficiente.

A intensa onda de frio deve marcar o início do período pré-inverno no Brasil, que oficialmente começa em 20 de junho.

Leia mais: Bolsa Família 2025: Caixa Econômica paga beneficiários com NIS de final 7 nesta terça (27)