Os corpos de dois reféns israelenses que estavam sob custódia do grupo terrorista Hamas na Faixa de Gaza desde o dia 7 de outubro de 2023 foram recuperados nesta semana. A informação foi divulgada pelas Forças de Defesa de Israel (FDI) na quarta-feira (11).
Um deles foi identificado como sendo Yair Yaakov, 59. O outro, no entanto, não teve seu nome divulgado, mas sua família foi notificada.
Bodies of 2 Deceased Hostages Recovered
— Israel Defense Forces (@IDF) June 11, 2025
The body of Yair Yaakov, as well as the body of another hostage, who were held hostage for 613 days in Gaza, have been recovered in a joint IDF and ISA military operation.
Yair was brutally murdered by gunfire while heroically holding the… pic.twitter.com/awvbeWrhiu
Segundo informações do jornal The Times of Israel, as FDI encontraram ambos em Khan Younis durante uma operação realizada pela 36ª Divisão após “informações precisas” terem sido obtidas pelo Quartel-General de Reféns das Forças Armadas, pela Diretoria de Inteligência Militar e pelo Shin Bet, o serviço de segurança interna de Israel.
Em um comunicado oficial, Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, relata: “Juntamente com todos os cidadãos de Israel, minha esposa e eu expressamos nossas sinceras condolências às famílias que perderam seus entes queridos”.
בפעילות מבצעית של צה״ל ושב״כ ברצועת עזה, הושבו ארצה גופותיהם של שניים מחטופינו - יאיר יעקב ז״ל, וחטוף נוסף ששמו טרם הותר לפרסום (משפחתו עודכנה על כך).
— Benjamin Netanyahu - בנימין נתניהו (@netanyahu) June 11, 2025
יאיר יעקב נרצח ונחטף מקיבוץ ניר עוז על-ידי הג׳יהאד האסלאמי בשבעה אוקטובר 2023.
יחד עם כל אזרחי ישראל, רעייתי ואני מוסרים את…
Leia também: Etecs: inscrições para o Vestibulinho do segundo semestre terminam nesta sexta (13)
Yair Yaakov foi sequestrado junto com seus dois filhos, Or e Yagil, e sua esposa Merav Tal — libertados em 27 de novembro de 2023, no primeiro cessar-fogo acordado durante a guerra.
O kibutz Nir Oz, onde ele morava e trabalhava como agricultor, o descreveu como “um homem modesto e simples, que amava sua família, a terra e a música”.
Em nota, o Fórum das Famílias de Reféns e Desaparecidos destacou a dor das famílias que aguardam por notícias dos seus entes queridos em Gaza e cobrou por um acordo de cessar-fogo que garanta o retorno de todos a Israel.
“Não podemos ignorar o profundo medo e ansiedade que cercam as famílias dos reféns restantes, o medo de que seus entes queridos não tenham mais tempo para esperar e estejam a poucos dias do risco de morte ou desaparecimento. Repetimos nossa exigência aos tomadores de decisão para que cheguem a um acordo completo e abrangente que traga de volta todos os 53 reféns restantes, mesmo que isso exija o fim dos combates", expõe.
Leia também: Irã lança 100 drones contra Israel após morte de líderes militares em bombardeio
REDES SOCIAIS