Notícias

SP lança programa 'RefaunaSP' para proteger animais silvestres

Iniciativa marca uma nova fase na restauração da biodiversidade, com governança interinstitucional e base científica


16/06/2025 18h07

O Governo do Estado de São Paulo lançou o RefaunaSP, programa inédito que estabelece diretrizes para a reintrodução, transferência e reforço populacional de espécies nativas da fauna silvestre em unidades de conservação e outras áreas aptas à presença desses animais.

A iniciativa será conduzida de forma colaborativa pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), por meio da Diretoria de Biodiversidade e Biotecnologia (DBB), e pela Fundação Florestal.

Leia mais: Itamaraty diz que autoridades brasileiras presas em Israel ignoraram alerta do ministério

O programa reconhece a importância da fauna na manutenção dos processos ecológicos e na oferta de serviços ambientais, como polinização, controle de pragas e dispersão de sementes — essenciais para o equilíbrio dos ecossistemas. Ele será implementado por meio de projetos estruturados, com critérios técnicos e científicos, priorizando áreas com perda comprovada de biodiversidade.

“A extinção local de espécies compromete toda a funcionalidade do ecossistema. Com o RefaunaSP, damos um passo fundamental para restaurar processos naturais e fortalecer a resiliência ambiental do estado”, afirma Patrícia Locosque, diretora da DBB/Semil.

O programa atuará em etapas que incluem o planejamento e a seleção das áreas, a triagem e aclimatação dos animais, a soltura monitorada e a avaliação dos resultados.

Leia mais: Em cerimônia de posse, Maria Angela de Jesus assume cargo com ênfase em legado e diálogo

“A ação também abre caminhos para parcerias com zoológicos, criadouros, universidades e centros de pesquisa, que são essenciais para o sucesso das solturas e do monitoramento”, destaca Locosque.

A Fundação Florestal já desenvolve ações de conservação em diversas unidades e agora ganha uma ferramenta robusta para recompor a fauna nativa em áreas prioritárias, de acordo com Rodrigo Levkovicz, diretor executivo da Fundação Florestal.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SP lança programa RefaunaSP para proteger animais silvestres

Ministro iraniano diz que EUA são os únicos capazes de parar Israel: “Basta um telefonema de Washington”

Itamaraty diz que autoridades brasileiras presas em Israel ignoraram alerta do ministério

Em cerimônia de posse, Maria Angela de Jesus assume cargo com ênfase em legado e diálogo

Emissora estatal iraniana é bombardeada ao vivo por Israel, diz o canal de Teerã