Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Flavia Freitas / OAB-RJ
Foto: Flavia Freitas / OAB-RJ

Uma ameaça de atentado levou ao fechamento temporário da sede da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro (OAB-RJ) até o meio-dia desta quinta-feira (3).

A decisão foi tomada pela presidente da seccional, Ana Tereza Basilio, após alerta emitido por autoridades de segurança pública na noite dessa quarta (2).

Todas as atividades previstas para o período da manhã foram canceladas, incluindo a cerimônia de posse da Comissão de Combate à Violência Racial, que teria a apresentação do coral Villa Lobos. Segundo comunicado oficial da OAB-RJ, a ameaça estaria relacionada a grupos extremistas. A entidade, no entanto, não detalhou como as ameaças foram feitas nem especificou os autores.

Leia também: Mega-Sena pode pagar até R$3,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (3)

“Estamos em contato direto com as autoridades de segurança pública, atentos aos fatos e às apurações, acompanhando tudo com muita cautela. A segurança de advogados, advogadas, funcionários e de todos os que circulam diariamente pela sede da OABRJ é nossa prioridade”, afirmou a presidente.

Essa não é a primeira vez que o prédio da OAB, no centro do Rio de Janeiro, é alvo de ameaças. Em fevereiro de 2023, o local foi interditado após funcionários da limpeza encontrarem bilhetes com ameaças de explosão e pedido de evacuação. Na ocasião, o Esquadrão Antibombas da Polícia Civil realizou uma varredura, mas nenhum artefato foi encontrado.

O episódio mais grave, no entanto, remonta a 27 de agosto de 1980, quando uma carta-bomba enviada ao Conselho Federal da OAB explodiu no sexto andar do prédio, matando a secretária Lyda Monteiro da Silva, de 59 anos. O atentado, atribuído a grupos contrários à abertura política, deixou marcas profundas na história da instituição.

Leia mais: Ataque hacker desvia até R$ 1 bi de contas no BC e afeta operação de bancos via Pix