O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou nesta quinta-feira (10) a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, assim como a forma como o anúncio foi feito.
Durante uma entrevista à TV Record, Lula afirmou que, se necessário, utilizará a Lei da Reciprocidade, aprovada pelo Congresso Nacional em abril, para responder à taxação sobre as importações brasileiras.
Leia mais: Inflação acumula 5,35% e Brasil estoura meta contínua pela primeira vez
“Primeiro, nós vamos tentar negociar. Mas, se não houver negociação, a Lei da Reciprocidade será colocada em prática. Se ele cobrar 50% da gente, a gente vai cobrar 50% dele”, afirmou o presidente.
O petista também destacou que, se o líder norte-americano conhecesse melhor o Brasil, teria mais respeito pelo país e por sua Justiça, da mesma forma como ele diz respeitar a Justiça americana. Lula ressaltou ainda que a relação entre os dois países sempre foi diplomática, virtuosa e benéfica para ambos os lados.
“Eles têm que respeitar a Justiça brasileira como eu respeito a americana. Se o que Trump fez no Capitólio tivesse acontecido aqui, ele estaria sendo processado como o Bolsonaro e correndo o risco de ser preso. Eu não me meto no Judiciário. Aqui, o Judiciário é autônomo, sobretudo o STF”, declarou.
Leia mais: Tarifa de 50% dos Estados Unidos é insustentável, diz Haddad
O presidente afirmou que o Brasil pode recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC) contra as novas tarifas. “Temos vários caminhos. Podemos recorrer à OMC, propor investigações internacionais, cobrar explicações. Mas o principal é a Lei da Reciprocidade, aprovada no Congresso”, disse.
Lula também anunciou ainda que o governo irá criar um comitê para acompanhar a situação entre Brasil e Estados Unidos, com participação de empresários, para repensar a política comercial com o país norte-americano.
REDES SOCIAIS