Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação

O Repórter Eco deste domingo (7) leva ao ar três reportagens especiais que colocam em pauta os povos originários e as consequências, já visíveis, das mudanças climáticas. 

Comandada por Adele Santelli, a edição ainda apresenta o sexto episódio da série especial sobre os preparativos para a COP30. O programa vai ao ar a partir das 18h.

A atração ainda visita a exposição "Paiter Suruí, Gente de Verdade. Um projeto do Coletivo Lakapoy", em cartaz no Instituto Moreira Salles (IMS), em São Paulo. Gratuita, ficará aberta à visitação até 2 de novembro.

Leia mais: Roda Viva recebe o professor de direito Oscar Vilhena nesta segunda-feira (8)

A mostra narra a história, as tradições e a resistência do povo Paiter Suruí, habitante do Centro-Oeste brasileiro, por meio de fotos e vídeos feitos pelos próprios indígenas. A curadoria da atração é feita por Lahayda Mamani Poma, primeira mulher andina graduada arquiteta urbanista pela USP; Txai Suruí, liderança jovem do grupo retratado; e Thiago Nogueira, coordenador de Arte Contemporânea do IMS.

Já na região Norte, os olhos do Brasil se voltam para a COP30. No sexto episódio da série sobre os preparativos para a 30ª Conferência da ONU sobre o Clima, o programa entrevista Amanda Costa, jovem ativista ambiental e embaixadora das Nações Unidas. Fundadora do Instituto Perifa Sustentável, ela dá voz a jovens da periferia, informa as comunidades mais vulneráveis sobre a crise climática e, neste ano, participará de discussões do evento em Belém, no Pará.

Para finalizar, o Repórter Eco mostra um estudo feito em Taiwan e publicado pela revista Nature Climate Change. A pesquisa acompanhou a saúde de 25 mil pessoas durante 15 anos e seu resultado demonstrou que os indivíduos expostos a quatro dias a mais de calor, em dois anos, ficaram nove dias mais velhos.

Leia também: Mega-Sena acumula e próximo vencedor pode receber R$ 47 milhões; veja dezenas sorteadas