O Roda Viva desta segunda-feira (6) recebe a advogada ucraniana Oleksandra Matviichuk.
Vencedora do Prêmio Nobel da Paz em 2022 por seu trabalho em defesa dos direitos humanos, na documentação de crimes de guerra e na luta pela democracia, a ativista compartilha algumas dessas histórias no programa.
Durante a entrevista, a advogada é questionada sobre o recrutamento de mercenários sul-americanos pela Ucrânia para lutar no front contra a Rússia, muitas vezes motivados por questões financeiras, já que lhes são prometidos salários de até US$ 4 mil (cerca de R$ 21 mil).
“Eu acho que o dinheiro significa muito, mas muita gente não aceita morrer por dinheiro. Quando vejo os soldados que se alistam na Legião Internacional, um braço oficial do exército ucraniano, e falam com a mídia, dizem que o principal motivo para virem não foi o dinheiro, mas a vontade de ajudar. Eles veem a injustiça e querem ser úteis; não conseguem ficar indiferentes diante dessa situação”, afirma.
A advogada reforça que apenas a expansão da liberdade poderá tornar o mundo um lugar seguro.
“Não sou militar. Não consigo prever se isso terá influência no campo de batalha ou não. O que sei é que, mesmo estando longe, temos muito em comum, porque estamos lutando pela liberdade, que não tem limites nem fronteiras nacionais”, finaliza.
Participam da bancada de entrevistadores Camilla Veras Mota, repórter da BBC News Brasil; Daigo Oliva, editor da homepage da Folha de S.Paulo; Leila Sterenberg, jornalista, documentarista e senior fellow do Centro Brasileiro de Relações Internacionais; Luiz Raatz, subeditor de Internacional e colunista do Estadão; e Yan Boechat, jornalista do Canal Meio.
Com apresentação de Vera Magalhães, o Roda Viva vai ao ar a partir das 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e também pelo YouTube, X, TikTok e Facebook. Os desenhos em tempo real são de Luciano Veronezi.
Assista ao programa completo:
REDES SOCIAIS