Uma pesquisa internacional sobre ensino mostra que os professores brasileiros estão entre os que mais perdem tempo com interrupções de alunos.
Realizada com professores e diretores dos anos finais do ensino fundamental, a pesquisa divulgada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), compara dados de 53 países.
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Em média, professores no Brasil gastam 21% do tempo de aula controlando o comportamento dos estudantes. Na prática, isso significa perder uma a cada cinco horas de ensino efetivo.
Segundo a pesquisa, a média das nações membros da OCDE é de 15%. Em países como Chile, Finlândia, Portugal e África do Sul, 33% dos professores dizem enfrentar tais problemas disciplinares. Na Albânia, Japão e Xangai, na China, o percentual é de 5%.
A indisciplina em sala de aula ainda aumenta o estresse e desgaste dos professores brasileiros. Cerca de 16% afirmam que a docência prejudica a saúde mental, contra 10% da média internacional. Apenas 14% se dizem valorizados na sociedade, enquanto a média da OCDE é 22%.
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