A TV Cultura exibe nesta sexta-feira (10), a partir das 20h30, mais uma edição do Opinião.
Sob o comando de Rita Lisauskas, o programa discute a liquidez dos relacionamentos e a fragilidade dos vínculos em um tempo em que tudo é rápido, substituível, mediado por telas e facilmente descartado.
Diante da lógica da conexão instantânea e das escolhas sem fim, o jeito de amar é redefinido e levanta a pergunta: estamos perdendo a capacidade de criar intimidade verdadeira? Ao mesmo tempo, cresce a valorização do amor-próprio e da busca por relações mais saudáveis em contraste com a pressa e a superficialidade.
E, no horizonte, surge um novo desafio: o impacto da inteligência artificial, que já começa a mediar fatos e até simular experiências amorosas, mexendo ainda mais com a forma como nos conectamos.
Para falar sobre o assunto, o Opinião recebe a psicanalista e pesquisadora de relações interpessoais Carol Tilkian e o professor de comunicação digital da Escola de Comunicação e Artes da USP Luli Radfahrer. De maneira remota, conversam com a publicitária Carolina Barreiros, que faz vídeos divertidos nas redes sociais, ensinando como conhecer pessoas no mundo real, fora dos aplicativos de namoro.
Sobre o Opinião
Apresentado pela jornalista Rita Lisauskas e com interpretação em libras, a cada edição o programa recebe entrevistados que tratam de temas de interesse nacional, como política, economia, educação, saúde, comportamento, entre outros.
Semanalmente, vai ao ar na sexta-feira, às 20h30, sendo reprisado no mesmo dia, às 6h30, na TV Cultura.
Assista a edição mais recente:
REDES SOCIAIS