No Linhas Cruzadas desta quinta-feira (9), o filósofo Luiz Felipe Pondé e a apresentadora Andresa Boni analisam a adolescência humana e debatem sobre os impactos dessa fase da vida no mercado.
“O marketing deu um grande salto ao perceber que o adolescente, enquanto tal, é um produto. E não só um produto que ele compra. Ele, por si só, é um produto. Essa é uma análise que existe na filosofia: o conceito de mercantilização. Tudo é mercadoria.Tudo é passível de ser transformado em produto”, afirma Pondé.
Leia também: “Absolum” é o novo rei dos beat’em ups em 2025? Antimatéria: Energia Geek analisa o lançamento
O filósofo ainda reflete sobre os estereótipos dos adolescentes. Segundo Pondé, não é verdade que esse grupo de pessoas costuma reivindicar algo que não os esteja agradando.
“O fato de se ter 15 ou 16 anos nunca significou que a pessoa iria protestar sobre algo. Primeiro, era preciso cuidar da vida. A principal gama de adolescentes que protestam o tempo inteiro está nos adolescentes que têm condições materiais para isso. Protestar é como um estilo de vida”, aponta.
Assista ao programa completo:
Sobre o Linhas Cruzadas
Apresentado por Luiz Felipe Pondé e Andresa Boni, o Linhas Cruzadas é um programa de análise aprofundada e diferenciada de fatos do noticiário recente.
O programa vai ao ar na TV Cultura semanalmente, toda quinta-feira, às 22h.
REDES SOCIAIS