O Repórter Eco deste domingo (12) traz um panorama de iniciativas criativas e inspiradoras que colocam a educação ambiental e o futuro sustentável em pauta. A edição vai ao ar às 18h05.
O programa explora desde a ação de crianças na criação de mini florestas urbanas até a sétima arte como ferramenta de conscientização sobre a crise climática.
A edição apresenta o Projeto Formigas-de-Embaúba, uma iniciativa de educação ambiental que convoca crianças a plantar florestas em escolas e espaços públicos de São Paulo.
Leia também: "Não imaginava que me daria um futuro financeiro", diz Stefanie sobre início da carreira no rap
Novas linhas de ônibus conectam pontos turísticos e parques em São Paulo aos domingos
Depois, em um mergulho no universo das comunidades tradicionais, o Repórter Eco destaca o filme "A Mensagem de Jequi". Nascido de uma oficina com crianças quilombolas no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, o longa enfatiza o valor da água e da natureza.
Além disso, a sétima arte como ferramenta de mudança é o foco da cobertura sobre o Science Film Festival. O festival de cinema científico, um dos mais importantes do mundo, acontece no Brasil entre 1º de outubro e 20 de dezembro de 2025. Nesta 21ª edição, o evento exibe 53 filmes (34 deles para o público infantojuvenil) e concentra-se no tema dos Empregos Verdes.
Por fim, o programa mergulha na poesia de Guilherme Gontijo Flores e seu décimo livro, "Panapaná". O poeta, que escreve sobre meio ambiente para crianças, compôs uma carta-poema inspirada no Antropoceno, a era geológica marcada pelo impacto da humanidade no planeta, para que as crianças de hoje a leiam no futuro, oferecendo uma reflexão poética sobre a herança ambiental que deixaremos.
Assista ao programa da semana passada:
REDES SOCIAIS