O Roda Viva desta segunda-feira (13) recebe o climatologista Carlos Nobre, pesquisador sênior do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP).
Durante o programa, o especialista afirma que uma eventual exploração de petróleo na margem equatorial do Amapá não faz sentido em termos climáticos. Segundo ele, além do risco de vazamento, é importante reduzir a exploração de combustíveis fósseis visando diminuir a temperatura do planeta.
"Se a gente explorar todas as minas de carvão, poços de petróleo e gás natural que existem hoje, não estou falando de nenhum novo, nós vamos chegar a 2050 ainda emitindo 9 ou 10 bilhões de toneladas de gás carbônico. Será impossível manter a temperatura do planeta. Para manter a temprata do planeta temos que parar de explorar o que já é explorado em todo o mundo", alerta.
A o governo federal e a Petrobrás buscam autorização do Ibama para iniciar a prospecção na região, iniciativa criticada por ambientalisatas.
Participam da bancada de entrevistadores Laís Duarte, repórter da TV Cultura; Tayguara Ribeiro, jornalista da Folha de S.Paulo; Juliana Domingos de Lima, repórter de Meio Ambiente do Estadão; Cristiane Prizibisczki, repórter especial do site O Eco; e Giovana Girardi, repórter especial de Meio Ambiente da Agência Pública.
Assista ao programa na íntegra:
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa inédito vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais YouTube, Tik Tok, X e Facebook.
REDES SOCIAIS