Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução | Youtube Jornalismo TV Cultura
Reprodução | Youtube Jornalismo TV Cultura

Na edição da última quinta-feira (6) do Linhas Cruzadas, Andresa Boni e Luiz Felipe Pondé falaram sobre a burocracia no cotidiano da população.

Durante o programa, a jornalista questiona o filósofo sobre como evitar o abuso de poder nas instituições, já que a hierarquia seria importante dentro da burocracia. Em sua resposta, Pondé comenta sobre o compliance, que funciona a fim de evitar os abusos de poder e opera dentro de uma lógica específica.

“Algumas formas de evitar abuso de poder é criar uma burocracia para isso – que muitas pessoas se referem como compliance, em empresas do Estado, ouvidoria… Que é justamente uma tentativa de você criar métodos que contenha a tendência do poder abusar, porque o poder tende a abusar. Então você cria um departamento de compliance para evitar abusos, e aí esse departamento opera a partir de uma burocracia específica”, diz.

Leia: Veja programação da TV Cultura em especial da COP 30

Com base nos pensamentos do sociólogo Max Weber, expostos por Pondé, tem-se que a burocracia do Estado serve para proteger o cidadão. Com isso, a dupla chega à conclusão de que sem a burocracia, a sociedade deixa de funcionar.

A partir disso, Boni questiona: quando a burocracia deixa de organizar e passa a dominar o corpo social? Em sua reflexão, o filósofo afirma que a partir do ponto em que o cidadão precisa realizar diversos processos para provar um direito que é seu, a burocracia não está cumprindo seu papel.

“Quando ela não funciona, ela não entrega. Porque por exemplo, do ponto de vista ideal, existe a burocracia, você preenche as etapas que ela exige, e o serviço é entregue. Quando a burocracia se transforma em labirinto, [...] quando você tem que produzir várias peças para conseguir provar o direito que você tem, aí a burocracia deixa de funcionar”, comenta Pondé.

Leia mais: Roda Viva entrevista o secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, Victor dos Santos, nesta segunda (10)

Sobre o Linhas Cruzadas

Apresentado por Luiz Felipe Pondé e Andresa Boni, o Linhas Cruzadas é um programa de análise aprofundada e diferenciada de fatos do noticiário recente.

O programa vai ao ar na TV Cultura semanalmente, toda quinta-feira, às 22h.

Assista ao programa completo:

Leia também: Arena dos Saberes desta quinta-feira (6) conversa com a escritora Thereza Falcão