Notícias

COP 30 chega ao último dia nesta sexta-feira (21)

O evento ainda não entrou em um consenso sobre os temas historicamente críticos


21/11/2025 15h40

A Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) chega ao fim nesta sexta-feira (21). No entanto, os líderes mundiais ainda não entraram em um consenso sobre os temas historicamente críticos, como o banimento dos combustíveis fósseis e o financiamento do combate às mudanças climáticas.

O evento em si acaba, mas as negociações ainda continuam. A gradual eliminação dos combustíveis fósseis - economias dependentes do petróleo ainda não enxergam alternativas.

A queda de braço segue deixando a apresentação de um documento final em suspenso. Países de peso como França, Reino Unido e Alemanha ameaçaram, inclusive, deixar os debates se o mapa do caminho ficar de fora. Foi uma proposta do Brasil para que cada país apresentasse o seu roteiro, com etapas, prazos e metas para abandonar o petróleo, o gás e o carvão.

O financiamento da transição energética e do combate às mudanças climáticas é outro impasse importante. Os países pobres não têm dinheiro e os ricos e mais poluentes se recusam, com algumas exceções, a pagar a conta.

O presidente da COP 30, André Corrêa do Lago, divulgou a primeira versão do documento final que exige consenso. Batizado de "Mutirão Global", com sete páginas, foi rechaçado por boa parte dos países e pela sociedade civil. Há 15 versões do documento circulando.

Os críticos chamaram o texto de "incrivelmente fraco". O silêncio das nações pró-combustíveis fósseis indica que o documento agradou.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Consumo de ultraprocessados impulsiona aumento da obesidade entre gestantes, diz pesquisa

Veja programação da TV Cultura na Semana da Consciência Negra

Dicionário de Cambridge elege 'parassocial' a palavra do ano

Maria Angela de Jesus recebe homenagem no Troféu Raça Negra

Roda Viva entrevista o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, nesta segunda (24)