Pesquisa global da Ipsos, realizada em 30 países, mostra que os brasileiros estão entre os povos mais otimistas em relação a 2026. No Brasil, 80% dos entrevistados acreditam que o próximo ano será melhor que em 2025.
Outros 61% dos brasileiros avaliam 2025 como um ano ruim, abaixo da média global que foi de 66%. Sobre 2026, apenas 36% dos brasileiros esperam recessão contra uma média de quase 50% (48%).
“Nós tivemos um nível de emprego elevado, uma produção relativamente alta, face àquilo que se esperava, com um PIB bem mais robusto do que inicialmente se esperava. E esse consumo, e essa liquidez excessiva, e um crédito bastante arrojado que foi concedido a essas pessoas, acabam trazendo um otimismo muito grande no país”, explica o professor da USP, Celso Grisi.
O recorte por gênero e idade mostra que as mulheres de até 30 anos são as mais otimistas e os menos são homens com mais de 60.
Os brasileiros ainda estão acima da média global sobre o desejo de se exercitar mais (83% no Brasil contra 75% em média globalmente), de passar mais tempo com a família e amigos (85% no Brasil contra 82% média global) e gastar menos tempo nas redes sociais (40% dos brasileiros contra 37% na média global). E mais da metade (56% - média global 47%) acha que terão mais renda disponível.
REDES SOCIAIS