Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Unsplash
Unsplash

Uma pesquisa mostrou que vínculos sociais e emocionais podem reduzir os sintomas de depressão em idosos.

A reunião é de 11 estudos feitos com quase 24 mil idosos de diversos países, entre eles o Brasil. Os resultados foram publicados no jornal americano de epidemiologia e mostraram que os idosos que contavam com alguém para conversar ou apoiá-los emocionalmente tiveram os sintomas depressivos reduzidos.

“Se sentir incluído, protege o humor, ter conversas que sejam importantes, que sejam contextualizadas na vida dessas pessoas, por exemplo, que tenham uma história em comum, desabafos, receber acolhimento, ajuda a abaixar a ansiedade, a ruminação e isso estabiliza o afeto, diminui no sofrimento e ajuda também a ter uma sensação de propósito”, afirma o médico Arthur Danila, do Instituto de Psiquiatria da USP.

A depressão nos idosos tem efeitos drásticos e pode causar até demência. Por isso, é importante que o entorno observe o comportamento dos mais velhos e, se necessário, procure ajuda profissional.

“A depressão dos idosos é multifatorial, tem várias causas possíveis. Então, a gente tem componentes genéticos, componentes, os componentes das suas relações com os outros seres humanos, de experiências negativas, e de outras doenças co-existentes que aumentam o risco de você evoluir para depressão”, explica o geriatra Paulo Toazza.