Notícias

'Pretos no Enem': Iniciativa cria rede de voluntários para arcar com taxas de inscrição no exame

Movimento partiu de um grupo de podcasters cearenses no Twitter e acumulou mais de 8 mil apoiadores em dois dias


04/06/2020 19h50

Pelas redes sociais, um grupo de podcasters do Ceará se reuniu e criou um projeto que faz ponte entre voluntários e estudantes que não podem arcar com a taxa de inscrição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Trata-se do movimento Pretos no Enem, que já conta com mais de 8 mil voluntários.

A iniciativa partiu da publicitária cearense Lyara Vidal, do podcast Indo e Voltando. Depois de ler uma reportagem que estimava que cerca de 300 mil inscritos neste ano não conseguiram arcar com a taxa de R$85, ela se ofereceu pelo Twitter para pagar boletos de quem estivesse precisando. "Muitas dessas pessoas são alunos bolsistas em escolas particulares, e muitos são negros periféricos que não tiveram condição de pagar porque faria falta no orçamento da casa", conta.

Lyara, que também é negra, viu a ideia decolar: "Um amigo meu foi falando 'eu também posso pagar um!', e outro 'eu posso pagar dois!' Eu não tinha a menor ideia de que se tornaria o que se tornou!".

Um desses amigos foi Luan Alencar, do podcast Budejo. Ele gostou da ideia e também se disponibilizou a pagar boletos de quem estivesse precisando em suas redes sociais, e divulgou a iniciativa num grupo de apoiadores do podcast. A partir do grupo, o projeto começou a tomar forma. "Foi crescendo naturalmente, na divulgação orgânica e espontânea. De um dia para o outro, já tínhamos 700 voluntários, no outro, já tinham 1.100, e agora, mais de 8 mil", explica.

Com o grande volume de apoiadores, o próximo passo é conectar os voluntários aos estudantes que precisam. "A gente tem que furar nossa bolha e fazer isso chegar nos estudantes. Começamos a entrar em contato com colégios, cursinhos comunitários, pessoas que podem ter um grupo de alunos precisando. Assim, a gente consegue ajudar muita gente", completa Luan.

Como participar

O projeto ganhou uma conta oficial no Instagram: @pretosnoenem.

Alunos que precisem de ajuda podem entrar em contato pelo e-mail pretosnoenem@gmail.com.

Para acessar o formulário e se inscrever como voluntário, clique aqui.


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

EUA: Mulher é acusada de iniciar um incêndio florestal após acender fogo para ferver urina de urso

OAB solicita ao STF que incite governo adotar medida de combate à fome no país

"Já comprei a algema", ironiza Luciano Hang antes de ir à CPI da Covid

Gastos no cartão corporativo da presidência aumentam na gestão de Bolsonaro

“Tudo o que excede R$ 2 não é nossa responsabilidade”, diz presidente da Petrobras sobre gasolina