Adolescente de 13 anos morre por raiva humana no RJ
Secretaria de Saúde do Estado emitiu um comunicado de alerta para evitar novos casos
17/06/2020 12h15
A Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro divulgou um alerta na terça-feira (16) após a confirmação da primeira morte por raiva humana no estado. Não há registros de casos da doença desde 2006.
A vítima foi um adolescente de 13 anos, morador de Angra dos Reis, que morreu em uma unidade de saúde da capital carioca em março. Ele foi mordido por um morcego no final de janeiro e não foi à Unidade Básica de Saúde tomar a dose da vacina antirrábica, os primeiros sintomas apareceram no final de fevereiro.
De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria, não houve outros casos da doença no estado depois da morte do garoto. Porém, todos os municípios do estado foram informados sobre o protocolo estabelecido pela Secretaria de Saúde, a fim de evitar outros casos de raiva humana no Rio de Janeiro.
Na quarta-feira passada (10), 92 secretarias do estado se reuniram para emitir o alerta do protocolo se segurança e da importância de equipes de vigilância capacitadas. Ainda segundo a secretaria, até novembro poderá ter uma campanha de vacina antirrábica.
REDES SOCIAIS