Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Eduardo Knapp/Folhapress
Eduardo Knapp/Folhapress

O Roda Viva da próxima segunda-feira (22), com o filósofo, jurista e professor Silvio Almeida, terá na bancada de entrevistadores a presença inédita de um ombudsman em atividade do jornal Folha de São Paulo, cargo ocupado pela jornalista Flavia Lima.

Flavia Lima é a primeira negra a exercer a função de ombudsman do veículo, e deve trazer ao debate a perspectiva do racismo na imprensa brasileira, a presença dos negros nas redações e a discriminação racial na mídia. Entre as pautas do programa estão a representatividade negra em diversas esferas, o racismo estrutural, violência policial e a onda de protestos antirracistas ao redor do mundo.

Para a âncora do programa, Vera Magalhães, a participação de Flavia vai enriquecer o debate: “Há uma discussão muito importante a ser feita sobre o espaço dado à diversidade nas redações e também nas páginas dos jornais e pautas dos telejornais. Não apenas com notícias sobre racismo, mas trazendo negros de várias áreas para falar como especialistas e fontes”.

Também integram a bancada de entrevistadores Thiago Amparo, professor de direito da FGV-SP e colunista do jornal Folha de S.Paulo; Paulo Cruz, professor de filosofia e colunista da Gazeta do Povo; Paula Miraglia, antropóloga e diretora geral do Nexo Jornal; e Joyce Ribeiro, apresentadora do Jornal da Tarde da TV Cultura.

Silvio Almeida é doutor em filosofia e teoria do direito pela USP, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e da Universidade Mackenzie, professor visitante da Universidade Duke, nos Estados Unidos, e presidente da Fundação Luiz Gama. Ele também é autor de diversas obras sobre filosofia, racismo e consciência de classe, como o livro ‘Racismo Estrutural’, que discute como o racismo está na estrutura social, política e econômica da sociedade brasileira.

A entrevista vai ao ar às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube do programa e nas redes sociais Twitter, Facebook, e Linkedin.