Notícias

Jogo de videogame é aprovado como terapia adicional de TDAH nos EUA

Tratamento será feito com crianças entre 8 e 12 anos de idade e não irá substituir medicamentos e terapia comportamental


22/06/2020 16h49

Os Estados Unidos liberaram um jogo de vídeo game para tratamento de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Liberado como terapia adicional, o jogo Endeavor RX vai ser usado para tratar crianças entre oito e 12 anos de idade.

O estudo do Endeavor durou 28 dias. As crianças tinham que jogar 25 minutos diários, cinco vezes por semana. Houve melhora significativa nos casos mais graves de TDAH. Mas os especialistas alertam que são necessárias outras pesquisas em longo prazo para efetivação da pesquisa.

No Brasil, o TDAH atinge mais de 900 mil crianças entre nove e 12 anos de idade. Os tratamentos envolvem terapia e medicação controlada, o que gera preocupação dos pais, já que em muitos casos há efeitos colaterais. Não há previsão de chegada do tratamento com o jogo no Brasil, porém, só a possibilidade de usar um videogame é animadora.

Para a neurologista infantil, Silvana Kruger Frizzo, “a principal orientação para os pais, é não deixar de lado o que a gente tem de tratamento com evidência científica mais robusta, que é a terapia medicamentosa. Eu sei que assusta, mas ela é efetiva pra quem tem TDAH. E a terapia comportamental. Por isso sempre tem que consultar um neurologista infantil ou psiquiatra que está acompanhando a criança”.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

EUA: Mulher é acusada de iniciar um incêndio florestal após acender fogo para ferver urina de urso

OAB solicita ao STF que incite governo adotar medida de combate à fome no país

"Já comprei a algema", ironiza Luciano Hang antes de ir à CPI da Covid

Gastos no cartão corporativo da presidência aumentam na gestão de Bolsonaro

“Tudo o que excede R$ 2 não é nossa responsabilidade”, diz presidente da Petrobras sobre gasolina