6 minutos

Turismo de proximidade: cresce busca por viagens para cidades pequenas; veja principais destinos

As pessoas não aguentam mais ficar trancafiadas dentro de casa por conta da quarentena do coronavírus.


25/06/2020 19h59

As pessoas não aguentam mais ficar trancafiadas dentro de casa por conta da quarentena do coronavírus. Um sonho de consumo que estava adormecido, mas que começa a despertar, é o de viajar. Mas não é qualquer viagem nem para qualquer lugar. Levantamento da Airbnb feito a pedido do 6 Minutos mostra que as pessoas estão interessadas em viajar para locais próximos de suas casas.

Por que esse interesse pelo turismo de proximidade? Porque neste primeiro momento as pessoas ainda se sentem inseguras para viajar para locais mais distantes, que exigem passar muitas horas dentro de um avião, carro ou ônibus.

Números da Airnb mostram que as buscas por locais a até 300 km de distância de casa cresceram 150% em maio na comparação com igual período de 2019.

Esse é um fenômeno brasileiro? Não mesmo. Nos EUA, as reservas feitas para destinos próximos de casa para as férias de verão saltaram 60% em maio deste ano na comparação com 2019. O número leva em conta reservas feitas por hóspedes de Nova York, Chicago, Los Angeles, Seattle, Atlanta.

O que os turistas buscam agora? Eles querem viajar para locais com menor fluxo de pessoas, longe de multidões ou alta rotatividade de hóspedes. Aspectos de limpeza e higienização ganharam ainda mais relevância na decisão do hóspede em relação à estadia.

Quais os locais mais procurados no Brasil? Veja levantamento:

  • Destinos próximos a São Paulo: Sorocaba (triplo da procura), São José dos Campos (dobro da procura), Campinas (1.5x);
  • Destinos próximos a Belo Horizonte: Uberlândia (1.4x);
  • Destinos próximos a Florianópolis: Imbituba (2.5x), Criciúma (dobro da procura);
  • Destinos próximos a Porto Alegre: Capão da Canoa (2.8x).

Mas as pessoas querem viajar só agora? Não. A Airbnb identificou um crescimento das buscas para reservas no início de 2021 para destinos mais turísticos. Para a empresa, isso mostra que as pessoas já demonstram confiança para viajar para destinos habituais na alta temporada antes da pandemia.

Quais são esses destinos procurados para o verão de 2021? São lugares como Ubatuba, Arraial do Cabo, Búzios, Ilhabela, Bombinhas, Porto Seguro, Trancoso, Riviera de São Lourenço.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

EUA: Mulher é acusada de iniciar um incêndio florestal após acender fogo para ferver urina de urso

OAB solicita ao STF que incite governo adotar medida de combate à fome no país

"Já comprei a algema", ironiza Luciano Hang antes de ir à CPI da Covid

Gastos no cartão corporativo da presidência aumentam na gestão de Bolsonaro

“Tudo o que excede R$ 2 não é nossa responsabilidade”, diz presidente da Petrobras sobre gasolina