Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Nesta sexta-feira (26), o cantor e compositor Gilberto Gil, um dos pioneiros a tropicália, completa 78 anos e é homenageado com nova versão do clássico “Andar com Fé”.

Inspirado por Luiz Gonzaga, pelo som do rádio e pelas procissões na porta de casa, em Ituaçu, sertão da Bahia, cidade onde passou a infância, a carreira do músico começou no acordeon e no vibrafone, ainda nos anos 50.

Com o surgimento da bossa nova, com João Gilberto e Dorival Caymmi, Gil é influenciado pelos ritmos litorâneos e passa a se dedicar ao violão. Em seguida, os estudos são devotados a guitarra elétrica, que compõem suas obras até hoje.

O primeiro LP, “Louvação”, surgiu em 1967, ainda trazia em suas letras elementos regionais. No ano seguinte, o cantor grava “Gilberto Gil: Sua Música, Sua interpretação”, que traz quatro faixas compostas por Gil.

No final do mesmo ano, o cantor conhece Caetano Veloso, na Universidade da Bahia, apresentado pelo produtor musical Roberto Sant’Ana. Logo depois conhece as cantoras Maria Bethânia e Gal Costa. Em 1964, os quatro, Tom Zé e outros artistas, realizaram o espetáculo "Nós, Por Exemplo”, inaugurando o Teatro Vila Velha, de Salvador. A primeira apresentação solo de Gil acontece no ano seguinte, no mesmo espaço, com a direção de Caetano Veloso.

Gil e Caetano foram os precursores do movimento da Tropicália, que passa a influenciar não só a música, mas também o cinema, as artes plásticas, o teatro e toda a arte brasileira. O movimento gera descontentamento da política vigente na época, no auge da Ditadura Militar, que considera as canções tropicalistas nocivas à sociedade por terem influências libertárias. Gil é exilado e passa a morar em Londres.

Quando volta ao Brasil, ele dá continuidade à uma rica composição de músicas, trabalho que dura até os dias de hoje. Aos 61 anos de carreira, ele já acumula 60 discos, 4 milhões de cópias vendidas, tendo sido premiado com 9 Grammys, além de ter sido coroado pelo governo francês com a Ordem Nacional do Mérito, em 1997.

Gil ainda passou a integrar o cenário sócio político a partir de 2002, quando nomeado como Ministro da Cultura. Suas múltiplas atividades vêm sendo reconhecidas por várias nações, que já o nomearam como o “Artista da Paz” pela UNESCO em 1999 e “Embaixador da FAO”.

1979 - Acompanhado só por seu violão, Gilberto Gil interpreta músicas de várias épocas de sua carreira.

1987 - Gil fica no centro do Roda Viva.

2006 - Gilberto Gil, apresenta alguns de seus sucessos, fala sobre o seu trabalho e ainda relembra momentos de sua vida pessoal.