Notícias

Homem pateta aterroriza crianças e adolescentes pela internet

Polícia Civil de Santa Catarina emitiu alerta aos pais, perfil fake pode induzir ao suicídio


29/06/2020 10h01

A Polícia Civil de Santa Catarina emitiu um alerta em 17 de junho para um conteúdo viral misterioso que está circulando na internet. Os perfis usam o nome Jonathan Galindo e a foto de um homem caracterizado como o personagem Pateta, da Disney. Atraídos pela imagem, crianças e adolescentes passam a interagir com os criminosos.

Segundo a Polícia, as páginas possuem o objetivo de atrair os menores para conversas privadas, e os induzem a fazer desafios, alguns deles com teor suicida.

As mensagens variam do português para o espanhol. De acordo com o Tribunal de Justiça e Polícia Civil de Santa Catarina, há indícios que este perfil já era conhecido em lugares como o México, desde 2017. No Brasil, a página foi identificada recentemente.

Outras páginas e perfis deste tipo já foram encontrados nas redes sociais. Em 2017 e 2018, várias crianças e adolescentes se machucaram ao se submeterem aos desafios da Baleia Azul. No ano passado, a boneca Momo aparecia em vídeo assustando e incentivando o público à automutilação.

Neste momento de pandemia, onde crianças e adolescentes estão passando mais tempo em casa, e consequentemente na internet para distração e diversão, é importante que os pais prestem atenção no conteúdo e nas ações do filho nas redes sociais.


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

EUA: Mulher é acusada de iniciar um incêndio florestal após acender fogo para ferver urina de urso

OAB solicita ao STF que incite governo adotar medida de combate à fome no país

"Já comprei a algema", ironiza Luciano Hang antes de ir à CPI da Covid

Gastos no cartão corporativo da presidência aumentam na gestão de Bolsonaro

“Tudo o que excede R$ 2 não é nossa responsabilidade”, diz presidente da Petrobras sobre gasolina