Notícias

Governo adia posse de novo ministro da Educação

Cerimônia de posse de Carlos Alberto Decotelli estava prevista para esta terça (30)


29/06/2020 14h28

O governo federal adiou a cerimônia de posse de Carlos Alberto Decotelli como ministro da Educação. O evento estava previsto para as 16h desta terça (30), e uma nova data não consta na agenda oficial do Palácio do Planalto.

O presidente Jair Bolsonaro anunciou a escolha do sucessor de Abraham Weintraub na pasta por meio de uma rede social, na semana passada. Desde então, a nomeação foi alvo de críticas e polêmicas diante de diversas inconsistências quanto à formação acadêmica de Decotelli, informações que foram destacadas na postagem de Bolsonaro.

Na última sexta-feira (26), o reitor da Universidade Nacional de Rosario, Franco Bartolacci, desmentiu a informação de que o novo ministro seria doutor pela instituição. Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, Bartolacci afirmou que Decotelli não chegou a concluir o doutorado iniciado na universidade argentina e, portanto, não recebeu o título.

A Universidade de Wuppertal, na Alemanha, também negou que Decotelli tenha pós-doutorado pela instituição, e afirmou que ele fez uma pesquisa com duração de três meses, não lecionou nem obteve certificado.

Segundo o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, o presidente exigiu que a Abin (Agência Brasileira de Inteligência) fizesse uma checagem do currículo de Decotelli.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

EUA: Mulher é acusada de iniciar um incêndio florestal após acender fogo para ferver urina de urso

OAB solicita ao STF que incite governo adotar medida de combate à fome no país

"Já comprei a algema", ironiza Luciano Hang antes de ir à CPI da Covid

Gastos no cartão corporativo da presidência aumentam na gestão de Bolsonaro

“Tudo o que excede R$ 2 não é nossa responsabilidade”, diz presidente da Petrobras sobre gasolina