Notícias

Saúde mental e suicídio entre jovens: especialistas dão orientações para os pais no programa Opinião

Tema é tabu nas famílias, mas diálogo é essencial para ajudar crianças e adolescentes que sofrem de depressão


02/07/2020 17h50

No programa Opinião desta quarta (1º), o tema foi o suicídio de crianças e adolescentes e a importância de ouvir os jovens e estabelecer um diálogo sobre saúde mental em casa.

De acordo com os convidados da edição, a a psicóloga e suicidologista Karina Okajima Fukumitsu e o psiquiatra do Hospital das Clínicas da USP Miguel Boarati, o receio de "dar ideias" aos jovens ao abordar o assunto pode ser nocivo. "É um pensamento prejudicial porque o fato de falar sobre o que faz com que a pessoa pense em se matar é uma possibilidade que a gente tem de ofertar escuta para o sofrimento. Não é a gente que coloca essa ideia. Talvez a pessoa já esteja com a ideação suicida, e que se a gente trouxer à tona a possibilidade dessa pessoa desabafar, compartilhar os sentimentos, pode ser uma ajuda", afirma Karina.

A taxa de suicídio aumentou 7% em 6 anos no Brasil, segundo pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS) no ano de 2019. De acordo com o estudo, o suicídio é a segunda causa de morte mais frequente entre pessoas de 15 a 24 anos.


Assista à íntegra do programa:


O Opinião é apresentado por Andresa Boni e vai ao ar toda quarta-feira, às 22h15, com transmissão simultânea pelo site da TV Cultura e canal Jornalismo TV Cultura no YouTube.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

EUA: Mulher é acusada de iniciar um incêndio florestal após acender fogo para ferver urina de urso

OAB solicita ao STF que incite governo adotar medida de combate à fome no país

"Já comprei a algema", ironiza Luciano Hang antes de ir à CPI da Covid

Gastos no cartão corporativo da presidência aumentam na gestão de Bolsonaro

“Tudo o que excede R$ 2 não é nossa responsabilidade”, diz presidente da Petrobras sobre gasolina